Regulamento Trabalhos Científicos


Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio de trabalhos.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

A comissão científica da Associação Sul-Brasileira de Biomedicina, no uso de suas atribuições, torna pública as normas e definições para inscrições de trabalhos científicos na forma virtual para avaliação desta equipe para participação no III Congresso Latinoamericano de Biomedicina e Ciências do Laboratório, X Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina, VI Congresso Catarinense de Biomedicina, que será realizará no período de 08 a 10 de setembro de 2022. 

O Congresso que ocorrerá de forma presencial, reune acadêmicos, profissionais biomédicos e colegas de outras áreas da saúde que atuam em atividades de pesquisa, extensão, atividades laboratoriais, estética e outras áreas. Tem por objetivo promover a divulgação do conhecimento científico oriundas de diferentes  áreas do conhecimento, bem como, de estudos e métodos inovadores.

2. DA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

Poderão se inscrever e participar do Congresso, qualquer profissional da área da saúde, proprietário de laboratório ou clínica de estética, professores, alunos de graduação e de pós-graduação de qualquer instituição de ensino superior.

3. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS

Somente serão analisados pela Comissão Científica de Trabalhos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios: 

  • Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;
  • Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;
  • Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico, relato de caso, etc.). 
  • Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
  • Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.

Obs.: Serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA.

Tratando-se de trabalho na modalidade RELATO DE CASO, serão aceitos apenas aqueles que comprovarem relevância de interesse para a prática clínica, segundo julgamento e critérios da Comissão Científica de Trabalhos. Nos trabalhos tipo relatos de caso, no local de Metodologia e Resultados, deverá vir a Descrição do caso.

3.1. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.

É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados”, “Conclusões/Considerações finais”.

  • Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”.
  • Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
  • Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição onde o trabalho foi desenvolvido.

3.2. DO ENVIO

Os Resumos deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

As informações sobre co-autores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O autor que fará a submissão, deverá estar com a inscrição confirmada no Congresso e deverá ser o autor responsável pelo envio do resumo e do E-pôster.

As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo.

O autor-relator deve estar com inscricão confirmada no congresso e será o responsável em cadastrar o resumo, podendo ser o responsável por no máximo DOIS trabalhos. Não há limite para participação como co-autor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo CINCO autores (UM autor-relator e QUATRO co-autores). 

ATENÇÃO: 
NÃO será permitida a inclusão de novos co-autores após a confirmação do envio da versão em E-pôster do resumo através da internet.

4. DO PRAZO

A data limite para o envio dos resumos é até o dia 17 de agosto de 2022 às 23h59. Após essa data, as inscrições serão consideradas encerradas. Posteriormente à aprovação e divulgação de resumos, dará-se em seguida, a data do recebimento de E-pôsteres até 05 de setembro de 2022 às 23:59.

4.1 DATAS IMPORTANTES

Recebimento de Resumos:  até 17 de agosto de 2022 às 23h59.

Divulgação dos Resultados: 24 de agosto de 2022 às 23h59.

Recebimento de e-pôsteres: até 05 de setembro de 2022 às 23h59.

5. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS

O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:

Revisão e Avaliação: todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica de Trabalhos, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância;
  • Qualidade do delineamento / pacientes e métodos;
  • Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
  • Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.

6. DA CONFECÇÃO DO E-PÔSTER

O E-pôster deverá ser APRESENTADO no seguinte formato:

  • O E-pôster deverá ser autoexplicativo, tipo Banner.
  • Clique aqui para baixar o layout padrão do ê-pôster
  • O envio do E-pôster deverá ser no Portal do Congressista, após o resumo ter sido aprovado, na aba "Trabalhos" e "Re-Submissão".
  • Será de responsabilidade do apresentador o envio do E-pôster,  até a data prevista neste regulamento e no portal do cong
  • Na primeira e segunda linha deve constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.
  • A menção às agências financiadoras deverá ser feita ao final do texto.
  • ESTRUTURA DOS E-PÔSTERES: Introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados, Conclusão e Bibliografia utilizada.
  • APRESENTAÇÃO: Os E-pôsteres ficarão em exposição durante todo o Congresso, por tokens distribuídos em locais específicos.

7. DOS CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis no site do congresso vinte dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR-RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.

8. DA PUBLICAÇÃO

Os trabalhos aprovados e apresentados durante o congresso serão publicados no site da Associação Sul-Brasileira de Biomedicina (ASBBM).


Clique aqui e submeta o seu trabalho